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Opinião Curitiba
Desde: 20/03/2009      Publicadas: 5719      Atualização: 25/09/2017

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 Educação

  31/05/2017
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Lousa digital é tema de curso para professores municipais

A docente do curso, Aline Alvarez, apresenta recursos disponíveis nas lousas digitais

Lousa digital é tema de curso para professores municipais

Começou pela Escola Municipal Miguel Krug, no Portão, um circuito de formação para o uso do computador com a lousa digital interativa. Cerca de 120 professores, pedagogos e representantes das equipes de educação dos núcleos regionais de ensino participam do curso que será oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, de forma descentralizada para todas as regionais.

A rede municipal de ensino tem 73 lousas digitais, em 61 unidades. A formação é totalmente prática e orienta os professores a empregar as ferramentas de interatividade da lousa e do software educacional. “Com a formação, os profissionais passam a dominar diversos recursos, como captura de imagem, utilização de slides, manuseio de teclado e caneta virtual, gravação de aulas”, explica a professora do curso, Aline Alvares Machado.

A formação apresenta também recursos pedagógicos disponíveis para ajudar os professores na elaboração de aulas. Além da apresentação funcional, o curso oferece o uso prático da lousa digital, sugestões de trabalhos, planejamento e produção de atividades interativas.

Aulas mais dinâmicas
Ao participar da capacitação, a professora de Língua Inglesa da Escola Municipal Papa João XXIII, Patrícia Haas, afirmou que as lousas interativas contribuirão para que os estudantes tenham melhor aproveitamento nos estudos. “As lousas digitais contribuirão para um maior dinamismo nas aulas e os estudantes terão nas práticas atividades mais prazerosas. Com esta formação me sinto à vontade para utilizar este novo recurso, que tornará o cotidiano escolar mais dinâmico”, destacou.

A professora também afirmou que o acompanhamento da secretaria é fundamental, pois muitos dos equipamentos são encaminhados às unidades, diretamente pelo MEC, e ficam subutilizados pela falta de informação concreta às equipes. Os equipamentos adquiridos a partir de 2009 estão distribuídos em três modelos: um de tela fixa, o IQ Board portátil e uma lousa móvel viabilizada pelo programa Proinfo do Ministério da Educação. Em algumas escolas, o material estava sem uso pela falta de assessoramento para aplicação pedagógica do recurso.

A formação das equipes pedagógicas para o uso da lousa faz parte das ações descentralizadas para o desenvolvimento profissional, com estratégias para ampliação da qualidade do ensino ofertado nas unidades. “A ideia é que os professores possam utilizar o recurso disponível nas unidades para ampliar as propostas pedagógicas de maneira inovadora no planejamento das aulas”, afirmou a gerente de tecnologia e Mídias Digitais, Estela Endlich.

  Autor:   Da Redação


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